premio-7 Prémio Cinco Estrelas atribuído na categoria Intermediação de crédito, com base num estudo de 320.000 consumidores. Saiba mais: www.cinco-estrelas.pt .

Por que razão deve fazer um crédito consolidado

O crédito consolidado é uma solução que permite juntar todos os créditos num só, simplificando e folgando, desta forma, a gestão do orçamento familiar.

Com a proliferação das várias modalidades de crédito existentes, surgiu um problema - o sobreendividamento das famílias. Estas foram acumulando vários créditos e, com a crise financeira, começaram a ter graves dificuldades em suportar as suas despesas regulares mais as que tinham com os seus créditos. Assim, surgiu o crédito consolidado, uma solução que permite juntar todos os créditos num só, simplificando e folgando, desta forma, a gestão do orçamento familiar. Esta solução pode ser concedida a qualquer tipo de pessoa, mas destina-se essencialmente a indivíduos com vários empréstimos.

 

Basicamente, quando faz uma consolidação do seu crédito, em vez de ter várias prestações mensais para pagar relativas aos vários créditos, passa a ter apenas uma única prestação. Este novo crédito, que agrega todos os seus outros créditos, terá uma negociação própria, com a definição de novos prazos de pagamento e novas taxas de juro (que se esperam ser mais baixas). O processo de consolidação consiste, então, numa agregação do montante total em dívida às várias instituições financeiras num único contrato.

 

Em Portugal, esta modalidade de crédito pode ser dividida em duas categorias distintas: o crédito consolidado com hipoteca de um imóvel e o crédito consolidado sem hipoteca de imóvel. A grande diferença entre os dois é que no primeiro você pode dar o imóvel como garantia, o que lhe vai garantir prazos de pagamento mais alargados, assemelhando-se a taxa às taxas do crédito à habitação (prazos de 30 anos, por norma).

 

Através desta breve explicação, já deve ser capaz de visualizar bons motivos para consolidar o seu crédito. Embora o fator mais atrativo seja mesmo a poupança que consegue obter mensalmente, existem outras boas razões para escolher o crédito consolidado. Percorra a lista abaixo e perceba se estas razões vão ao encontro das suas próprias necessidades de financiamento.

 

Reduzir significativamente a prestação mensal dos créditos

Ao recorrer ao crédito consolidado, vai conseguir reduzir o montante mensal que pagava por todas as prestações dos seus créditos. No total, pode conseguir uma poupança mensal de até 60%, resultando numa folga financeira mensal considerável, podendo poupar esse dinheiro para o aplicar noutros fins. Assim, ao juntar todos os créditos num único empréstimo, irá conseguir pagar uma prestação com um valor muito mais baixo do que o somatório de todas as prestações que está a pagar atualmente por todos os créditos.

 

Aumento do prazo do pagamento

Ao agregar todos os seus créditos num só, ser-lhe-á dada a oportunidade de pagar os seus empréstimos de um modo mais suave, como vimos no primeiro ponto, e durante um maior período de tempo. Ou seja, ser-lhe-á dado um prazo mais alargado para o pagamento dos seus créditos. O prazo estabelecido é um prazo único, comum a todos os créditos incluídos na consolidação, o que significa que terá apenas um prazo para cumprir. No fundo, vai pagar prestações mensais mais pequenas, durante um maior período de tempo.

 

Redução da taxa de juro

Por norma, as taxas de juro do crédito consolidado são mais baixa do que a média das taxas de juros de todos os outros créditos, ou até mesmo muito mais baixa caso já tenha um crédito à habitação e quiser tirar partido da sua hipoteca. Ao consolidar os seus créditos, é-lhe dada a oportunidade de negociar uma menor taxa de juros, dado que a mesma é acordada novamente para a criação do novo crédito único.

 

Aumento do poder de compra

Com uma redução de cerca de 60% nas prestações mensais dos seus empréstimos, é óbvio que fica com um maior poder de compra, podendo aplicar o dinheiro de uma outra forma. Além disto, fica com uma sensação de conforto maior, não sofrendo tanto com a gestão do orçamento familiar, que ganha, assim, um fôlego maior.

 

Passa a existir apenas um credor

Todas as burocracias que tenha de tratar relativas aos seus créditos estão agora ao encargo de apenas um credor, o que lhe facilita imenso a gestão do crédito, não tendo de telefonar ou deslocar-se para diferentes empresas. Além disto, você poderá escolher qual a instituição que quer ter a seu lado para este processo.

 

Não é necessário mudar de banco

Durante o processo de consolidação de crédito não há necessidade de haver mudança de banco. Para criar este crédito, pode manter normalmente toda a sua actividade no banco em que já é cliente.

 

Tem acesso a mais financiamento

Se necessitar de obter mais financiamento, fique a saber que com um crédito consolidado isso se torna mais fácil. No entanto, tem de estar consciente de que a redução drástica na sua prestação mensal pode ficar comprometida com esta decisão, uma vez que está a contrair um empréstimo adicional.

 

Tudo se torna mais simples

Unificar o pagamento de todas as prestações numa só é em si uma das grandes razões para se aderir a esta modalidade, uma vez que tudo fica mais simples de gerir. Ao eliminar as várias prestações que são pagas em diferentes datas, com diferentes taxas e em diferentes bancos, você vai conseguir simplificar a construção do seu orçamento familiar mensal, evitando, por exemplo, possíveis atrasos nos pagamentos e consequentes comissões e juros por pagamentos atrasados. Ao juntar os créditos todos num só está a concentrar o pagamento das suas prestações numa única data o que acaba por facilitar bastante o controlo da sua conta bancária. No fundo, com o crédito consolidado você ganha um maior controlo sobre as suas finanças.

 

Peça já uma simulação para o seu crédito consolidado pessoal e fique a conhecer quais as vantagens deste tipo de crédito para o seu caso em particular.

Faça aqui a
sua simulação.
rápida, simples e sem compromisso.
Crédito Consolidado
Continuar
Passo 1 de 2
3
Passo 2 de 2
*Erro ao submeter o pedido, por favor, tente mais tarde!
Pedido de simulação enviado com sucesso!
Selo Anica_150x150px

Receba as nossas dicas e conselhos.

Receba as nossas dicas, conselhos e ofertas. Subscrever Newsletter
AMCO Intermediários de Crédito, Lda
Intermediário de Crédito vinculado autorizado pelo Banco de Portugal, n.º 759
© 2021, AMCO Intermediários Crédito design by  U Lah Lah, brought to life by  YouOn.