Quando se deve optar pelo crédito consolidado?

Sente que é a altura ideal para consolidar os seus créditos? Neste artigo explicamos-lhe em que momentos deve optar por este tipo de solução financeira e em que momentos deve procurar outra opção.

1. Momentos de instabilidade laboral - não

A consolidação de créditos traz muitas vantagens, sim, contudo nem sempre se encontra no momento certo para o fazer. Por exemplo, se não tiver estabilidade profissional, pode pensar que a consolidação dos seus créditos é um passo lógico a dar, mas a verdade é que será muito difícil obter essa aprovação. Por norma, apenas é possível realizar a consolidação dos créditos se estiver efetivo no seu local de trabalho, isto porque as instituições financeiras não querem correr o risco do titular do crédito ficar desempregado e deixar de ter a capacidade de cumprir com as obrigações do crédito. Ou seja, se está numa situação de instabilidade laboral e pretende consolidar os seus créditos, saiba que não é a altura ideal para fazer essa escolha.

 

2. Períodos de crescimento económico - sim

Tendemos a pensar que apenas quando existem dificuldades financeiras é necessária a consolidação dos créditos, contudo existem momentos mais propícios para fazer bons negócios de consolidação. Em altura de crescimento económico, como a que vivemos atualmente, em que os bancos têm maior liquidez, tem ao seu dispôr as melhores oportunidades de consolidação. Isto acontece porque os bancos estão disponíveis para oferecer taxas muito mais baixas, conseguindo, assim, reduzir reduzir os seus encargos mensais (podendo obter uma redução de até 60% nas suas prestações).

 

3. Quando a taxa de esforço está acima dos 40% - sim

Pode parecer óbvio, mas o grande alerta de que precisa urgentemente de consolidar os seus créditos é quando a sua taxa de esforço está a atingir percentagens muito elevadas. Com taxas de esforço que rondam os 30%, por norma não existe uma necessidade premente de consolidar os seus créditos. Por outro lado, quando a sua taxa de esforço atinge os 40%, ou chega mesmo a ultrapassar este valor, isso significa que possui um encargo muito pesado com os créditos e deve ponderar a consolidação dos mesmos. Desta forma, conseguirá uma folga mensal maior e vai evitar cair na situação de estar em incumprimento para com as prestações mensais.

 

Dito isto, importa sempre ressalvar que cada caso é único. A consolidação das dívidas deve ser analisada de modo customizado. Se está a considerar pedir um crédito consolidado, tente analisar muito bem a sua situação em particular e entenda se este é o momento mais vantajoso para optar por esta solução financeira. Para isso, aconselhe-se sempre com um intermediário de crédito de confiança. Na AMCO Crédito apresentamos soluções feitas à medida da sua situação financeira. Entre em contacto connosco e tenha o apoio necessário para fazer a melhor escolha.

Faça aqui a
sua simulação.
rápida, simples e sem compromisso.
Crédito Consolidado
Continuar
Passo 1 de 2
3
Passo 2 de 2
*Erro ao submeter o pedido, por favor, tente mais tarde!
Pedido de simulação enviado com sucesso!

Receba as nossas dicas e conselhos.

Receba as nossas dicas, conselhos e ofertas. Subscrever Newsletter
AMCO Intermediários de Crédito, Lda
Intermediário de crédito vinculado autorizado pelo Banco de Portugal.
© 2021, AMCO Intermediários Crédito design by  U Lah Lah, brought to life by  YouOn.