---
Como renegociar o crédito à habitação?
O seu crédito à habitação está a causar-lhe uma taxa de esforço muito elevada? A solução pode passar por renegociar o seu crédito antes de começar a entrar em incumprimento.
O seu crédito à habitação está a causar-lhe uma taxa de esforço muito elevada? A solução pode passar por renegociar o seu crédito antes de começar a entrar em incumprimento.

A renegociação do crédito pode ajudá-lo a analisar a sua situação financeira, a perceber onde e como pode poupar e, por fim, a ganhar uma folga mensal maior. Saiba quais os melhores argumentos que pode dar à instituição bancária para conseguir renegociar as condições do crédito.

 

  1. Estude muito bem a sua situação financeira

Faça todas as contas necessárias para perceber como está realmente a sua saúde financeira. Um cálculo muito importante é a taxa de esforço - procure perceber qual o seu valor atual e qual o ideal. Além disso, também deve analisar as suas despesas e tentar perceber onde pode poupar. A partir destas informações, conseguirá perceber em quanto a sua prestação relativa ao crédito à habitação deveria baixar, ou seja, já sabe ao certo o que quer negociar com a instituição bancária.

 

  1. Utilize a sua taxa de esforço como argumento

A sua taxa de esforço pode ser o seu maior trunfo durante a negociação, uma vez que tudo o que a instituição não quer é que deixe de ter a capacidade de cumprir com as suas obrigações mensais. Para evitar isto, muitas vezes, as instituições estão recetivas à renegociação do crédito à habitação. O valor da taxa de esforço deve encontrar-se sempre entre os 30% e os 45%, se o valor da sua taxa de esforço excede este intervalo, esse facto será um grande argumento a seu favor.

 

  1. Consolide os seus créditos

Uma excelente opção para conseguir uma maior folga mensal é mesmo através da consolidação dos créditos. Desta forma, pode conseguir reduzir os seus encargos com créditos até 60%, o que fará uma grande diferença no seu orçamento mensal. Além disto, a consolidação dos créditos também facilitará a sua gestão financeira, uma vez que em vez de ter várias prestações para pagar de modo disperso, passa a ter de se preocupar somente com uma quantia.

 

  1. Peça um alargamento do prazo

Esta é provavelmente a solução mais óbvia numa renegociação de crédito. Para facilitar o pagamento, pode pedir um alargamento do prazo do pagamento, ou seja, pede mais tempo para liquidar a sua dívida ao banco. Caso o banco aceite alargar o seu empréstimo sem que isso implique o pagamento de juros muito mais elevados, esta solução pode ser bastante vantajosa.

 

  1. Negocie o spread do seu crédito

Fez um crédito à habitação antes de 2014? Então é provável que o spread do seu crédito seja muito mais elevado do que aos spreads praticados atualmente. Dado isto, torna-se hoje um pouco mais fácil conseguir renegociar o spread do crédito à habitação e conseguir poupanças bastante significativas.

 

  1. Solicite um período de carência

Pedir um período de carência pode ser uma boa opção para aliviar rapidamente os encargos do seu crédito à habitação. Se a instituição bancária aceitar o seu pedido, durante o período de carência apenas terá de proceder ao pagamento do montante mensal dos juros, não precisando de amortizar o capital. Assim, durante este período pode acumular algumas poupanças para depois reembolsar o capital.

 

  1. Tenha o acompanhamento de especialistas

Embora já lhe tenhamos dado alguns argumentos fundamentais para uma renegociação de crédito bem sucedida, a verdade é que não há nada melhor do que delegar a tarefa a um especialista da área financeira. Idealmente, deve, então, procurar um intermediário de confiança para que ele mesmo exponha ao banco, do modo mais adequado, quais as características que você gostaria de alterar no seu crédito. Após o pedido ser feito, deve encontrar a melhor solução para si. É importante que analise cautelosamente todas as propostas que lhe forem feitas e que tire todas as suas dúvidas com o profissional que tiver ao seu lado.

 

Como pode perceber, renegociar crédito é uma tarefa complicada, mas possível de ser realizada e de atingir bons resultados. Contudo, é importante entender as condições propostas para a renegociação e escolher a melhor opção para a sua situação específica. Na AMCO Crédito temos especialistas preparados para o acompanhar durante todo o processo e para lhe oferecer as melhores soluções.

Quero receber uma simulação

*Erro ao submeter o pedido, por favor, tente mais tarde!

Subscreva a nossa newsletter