---
Como encontrar o crédito à habitação mais económico
Sabe o que precisa de fazer para obter um crédito à habitação económico? Vamos dar-lhe 7 dicas fundamentais para que consiga ter acesso ao crédito à habitação mais barato do mercado.
Sabe o que precisa de fazer para obter um crédito à habitação económico? Vamos dar-lhe 7 dicas fundamentais para que consiga ter acesso ao crédito à habitação mais barato do mercado.

Não se esqueça de fazer várias simulações e de ter alguma paciência, visto que este é um processo que pode demorar alguns meses até ser concluído.

 

1. Peça ajuda a profissionais experientes

Peça ajuda a profissionais experientes, eles vão ajudá-lo a recolher a proposta mais vantajosa para si. Se já possui algum tipo de empréstimo num banco, poderá consultar esse banco, porque, por norma, existem vantagens significativas associadas à realização de um crédito num banco no qual o cliente já tem um histórico. No entanto, se quiser ter a certeza que fez a melhor escolha, procure aconselhamento com profissionais experientes, que irão acompanhá-lo no processo tirando todas as dúvidas que possam surgir e assegurando que faz a escolha acertada.

 

2. Espere até ter 25 anos

Regra geral, ter menos de 25 anos é uma desvantagem no que diz respeito a encontrar as melhores soluções de crédito. Isto porque normalmente quem tem 20 e poucos anos começou há pouco tempo a trabalhar, o que implica instabilidade profissional, a falta de um historial de crédito e um salário mais pequeno. A instituição bancária vai considerar que existe um risco maior na concessão de crédito a alguém com menos de 25 anos. Por isso, se procura um crédito a um preço apetecível talvez não tenha nada a perder por esperar 1 ou 2 anos.

 

3. Coloque 2 titulares no seu pedido de crédito

O facto de ter mais do que um titular no seu pedido de crédito faz com que a instituição financeira se sinta mais confortável em realizar o empréstimo, sendo que o risco se encontra mais diluído nessa situação. Por exemplo, caso um dos titulares fique desempregado, o segundo titular poderá assegurar o pagamento das prestações mensais, evitando o incumprimento. Ou seja, a instituição bancária sente-se mais segura e oferece-lhe condições mais vantajosas.

 

4. Poupe no seguro de vida

Qualquer crédito à habitação exige, por norma, que o cliente faça um seguro de vida. Normalmente, a entidade bancária sugere-lhe fazer o mesmo na própria instituição, contudo, nem sempre esta é a opção mais económica. Pesquise outras opções e verifique se a que o seu banco lhe está a propor é, de facto, a melhor. Se for mais vantajoso, poderá transferir o seu seguro de vida para outra seguradora e poupar algum dinheiro.

 

5. Entregue uma entrada inicial significativa

Sabia que o valor de entrada pode influenciar bastante nas condições de acesso ao crédito? Se estiver disposto a dar uma entrada inicial mais robusta, pode conseguir um crédito mais barato e, no geral, com melhores condições. Se ainda não conseguiu poupar o suficiente para dar o valor de entrada que pretende, pode sempre considerar esperar algum tempo para aumentar as suas economias de modo a que consiga reunir melhores condições para fazer o pedido de crédito.

 

6. Nunca deixe o seu saldo atingir a valores negativos

Para efeitos de obtenção de crédito, nunca é favorável ser uma pessoa que frequentemente deixa a sua conta em terrenos negativos. Os bancos olham para essa situação para verificarem se você é ou não um bom pagador. Tente ter sempre um saldo positivo na conta para demonstrar à instituição financeira que é um cliente constante e que não irá contrair dívidas acima das suas possibilidades. Desta forma, poderá conseguir propostas de crédito muito mais acessíveis.

 

7. Priorize a TAEG do crédito

Em última análise, dê prioridade à TAEG - a taxa anual de encargos efetiva global - para tomar a sua decisão. Indicadores como o spread, por exemplo, também são relevantes. Porém, nestes indicadores não são contemplados os custos envolvidos em todo o processo ao contrário da TAEG. Em termos gerais, quanto mais baixa for esta taxa, mais barato será o empréstimo. A TAEG apresenta-se, assim, como um dos seus grandes aliados na busca pelo crédito à habitação.

 

Como pode constatar, existem pequenos truques que lhe podem ser bastante úteis durante a procura de crédito à habitação. Contudo, deve sempre ter a seu lado profissionais experientes que o saibam orientar durante todo o processo. Os especialistas da AMCO Crédito estão prontos para colocar a sua vasta experiência no mercado ao seu dispor. Encontre uma solução de crédito à habitação feita à sua medida com a AMCO Crédito.

Quero receber uma simulação

*Erro ao submeter o pedido, por favor, tente mais tarde!

Subscreva a nossa newsletter