---
10 informações que devem constar na FINE
A FINE é a ficha que contém as informações mais relevantes de uma proposta de crédito à habitação.
A FINE é a ficha que contém as informações mais relevantes de uma proposta de crédito à habitação.

É através deste documento que consegue comparar as várias propostas de crédito à habitação entregues pelos bancos e, por isso, a sua análise é fundamental para a escolha do melhor crédito à habitação. Desde 2018 que a FIN (Ficha de Informação Normalizada) passou a ser designada por FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), já que este documento se começou a reger por um conjunto de normas europeias transversais a todos os países da União Europeia.

 

Sempre que fizer uma simulação de crédito à habitação, tem direito a receber uma FINE que reflita as características do empréstimo proposto e aprovado pela instituição bancária. Para uma melhor análise deste documento, deve estar ciente das informações que irá encontrar. Assim, numa FINE devem invariavelmente constar várias informações, além das seguintes:

 

  1. A informação de identificação do Mutuante (banco que está a apresentar a FINE);
  2. Intermediário de crédito, caso exista;
  3. Principais características do empréstimo (montante do empréstimo, prazo, tipo de empréstimo, tipo de taxa, montante total a reembolsar (MTIC) e o custo a pagar por cada EUR emprestado, garantias exigidas e valor presumido do imóvel para o efeito;
  4. Taxa de juro, Spread e outros custos aplicáveis ao empréstimo (taxa anual nominal (TAN), taxa anual de encargos efetiva global (TAEG); Seguros exigidos, comissões e outros custos associados ao contrato;
  5. Periodicidade e número de prestações;
  6. Montante da prestação;
  7. Quadro de reembolso indicativo (quadro de reembolso do empréstimo, na informação adicional à FINE);
  8. Obrigações adicionais (Conta de depósitos à ordem, Seguros exigidos e Vendas associadas facultativas (informação sobre os produtos e serviços financeiros contratados como vendas associadas facultativas, se aplicável);
  9. Reembolso antecipado (informações sobre o reembolso antecipado este total ou parcial;
  10. Características flexíveis (possibilidade de transferência do empréstimo para outro credor ou imóvel, mediante análise prévia).



A terceira informação que referimos passou a ser um item obrigatório em todas as FINE dos bancos recentemente, sendo um excelente indicador para entender se está perante um crédito à habitação económico. Como pôde notar, o spread é uma das informações obrigatórias na FINE, mas embora muitas pessoas ainda não estejam cientes disso, outros indicadores como a TAEG e MTIC assumem uma importância muito maior, uma vez que lhe dizem quanto irá no total custar o seu crédito à habitação.

 

Embora existam outras informações que pode encontrar na FINE, a estrutura dos documentos não difere muito, por norma, entre as instituições bancárias, o que facilita imenso na hora de fazer todas as comparações. Esteja atento a este documento e caso fique com dúvidas, não hesite em questionar o seu intermediário ou a própria instituição bancária.

 

Na AMCO Crédito, temos uma equipa de profissionais experientes que o podem ajudar a encontrar as melhores propostas e a tomar a decisão mais acertada. Fale com os nossos especialistas e encontre uma solução de crédito à habitação à sua medida.

Quero receber uma simulação

*Erro ao submeter o pedido, por favor, tente mais tarde!

Subscreva a nossa newsletter