---
O que é o spread?
O spread é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de um bem, sendo apresentado em percentagem.
O spread é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de um bem, sendo apresentado em percentagem.

De certo que já ouviu falar, e muito, do spread, e também é provável que saiba que se encontrar um spread baixo o seu crédito lhe sairá mais barato. Mas será que compreende, de facto, o que significa este estrangeirismo tão utilizado? De acordo com o 2.º Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa, em 2015, cerca de 21,4% dos portugueses não sabia ainda o que era o spread, por isso nunca é demais explicar.

 

O spread é a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de um bem, sendo apresentado em percentagem. Ou seja, no fundo, o spread não é mais do que uma taxa de juro aplicada pelas instituições financeiras nos contratos de crédito, correspondendo esta taxa à sua margem de lucro sobre o contrato.

 

Num crédito à habitação, por exemplo, a taxa de juro final do empréstimo resulta da soma do spread (a tal margem de lucro cobrada pela instituição financeira) e do indexante (os créditos são na sua maioria indexados à taxa Euribor). Em Portugal, a média dos spreads dos créditos à habitação é inferior a 2%, sendo a atual tendência a queda deste valor dada a recuperação económica que se tem verificado.

 

Se pensa em fazer um pedido de crédito, o spread é um conceito fundamental que deve ter em conta ao longo de todo o processo. Descubra neste artigo como pode baixar o seu spread no crédito à habitação ou fale com a AMCO Crédito Intermediários de Crédito e encontre as opções de crédito mais claras e ajustadas às suas necessidades.

Quero receber uma simulação

*Erro ao submeter o pedido, por favor, tente mais tarde!

Subscreva a nossa newsletter