Não consegue aprovação de crédito pessoal? Saiba porquê.

Viu o seu pedido de crédito pessoal ser rejeitado? É importante que entenda porque isso aconteceu de modo a não repetir os mesmos erros num próximo pedido.

Antes de mais, deve entender como as instituições financeiras determinam se irão conceder determinado empréstimo ou não. Veja, então, de seguida, quais os vários motivos que podem fazer com que determinada instituição financeira lhe negue crédito.

 

1. O seu nome está na “lista negra”

O primeiro passo é confirmar se o seu nome está na Central de Responsabilidades de Crédito, popularmente conhecida como a “lista negra do Banco de Portugal”. Nesta lista, encontra-se o nome de todas as pessoas que têm incumprimentos financeiros. Caso o seu nome faça parte da lista, nenhum banco em Portugal lhe poderá conceder um empréstimo, pelo menos até que corrija esses incumprimentos. Se é este o seu caso, considere liquidar as dívidas que tem em atraso e, depois disso, peça crédito novamente.

 

2. Apresenta uma taxa de esforço muito elevada

Outra situação que comummente leva à rejeição do crédito pessoal é o facto de existir uma taxa de esforço demasiado pesada. Através deste aspeto, os bancos asseguram-se que ninguém é financiado acima das suas possibilidades. O mais saudável, financeiramente falando, seria que as parcelas do empréstimo não ultrapassassem 15% dos seus rendimentos. Por norma, quando as prestações mensais dos seus créditos ultrapassa 30% dos seus ganhos, o pedido de acesso a crédito pessoal é declinado. Faça as contas e perceba se foi este o fator que pesou na decisão

 

3. Forneceu dados incorretos

Para conseguirem que o seu pedido de crédito seja aprovado, algumas pessoas utilizam dados de terceiros ou colocam informação desatualizada nos formulários, esperando que a instituição bancária não se aperceba da incoerência entre os dados. Esta é uma péssima jogada, uma vez que a instituição faz sempre a sua própria análise ao candidato e, ao descobrir que informações como o rendimento ou a morada se encontram desfasadas da realidade, a confiança que lhe é depositada decai e o mais provável é não conseguir obter crédito.

 

4. Não tem uma situação profissional estável

Grande parte dos créditos pessoais rejeitados deve-se à falta de uma situação profissional estável. Deve estar preparado para que alguns aspetos da sua vida influenciem a obtenção de crédito, como o seu vínculo de trabalho. Trabalhadores do setor público, por exemplo, tendem a ter uma maior estabilidade no emprego, o que faz com que, nesse ponto, eles sejam considerados candidatos mais propícios à obtenção de crédito.

 

5. O seu perfil não se adequa ao crédito que pediu

Por último, deve saber que a culpa pode não ser sua ou da sua situação financeira atual. Às vezes, o seu pedido pode ser rejeitado simplesmente porque o seu perfil não se encaixa no perfil da instituição financeira ou no tipo de crédito que solicitou. Deve considerar, ainda, que nem todas as instituições financeiras utilizam o mesmo modelo de avaliação dos candidatos aos créditos, ou seja, foi rejeitado por uma instituição, mas pode perfeitamente conseguir ser aceite por outra.

 

Assim, se não conseguiu aprovação de crédito pessoal, não desista. Pode sempre tentar melhorar alguns aspetos aqui mencionados e de seguida tentar novamente obter crédito junto a uma outra instituição financeira. Caso decida ter um intermediário a seu lado, todo o processo será facilitado e conseguirá rapidamente a aprovação.

 

Fale com a AMCO Crédito e consiga o financiamento que precisa para a concretização dos seus projetos ou desejos pessoais.

Faça aqui a
sua simulação.
rápida, simples e sem compromisso.
Crédito Pessoal
Continuar
Passo 1 de 2
Passo 2 de 2
*Erro ao submeter o pedido, por favor, tente mais tarde!
Pedido de simulação enviado com sucesso!

Receba as nossas dicas e conselhos.

Receba as nossas dicas, conselhos e ofertas. Subscrever Newsletter
AMCO Intermediários de Crédito, Lda
Intermediário de crédito vinculado autorizado pelo Banco de Portugal.
© 2021, AMCO Intermediários Crédito design by  U Lah Lah, brought to life by  YouOn.