---

Os 7 requisitos para obter crédito pessoal

Decidiu pedir um crédito pessoal? Fique a conhecer quais os requisitos obrigatórios para obter uma aprovação de crédito pessoal e prepare já todos os documentos que terá de entregar juntamente com o pedido.
Decidiu pedir um crédito pessoal? Fique a conhecer quais os requisitos obrigatórios para obter uma aprovação de crédito pessoal e prepare já todos os documentos que terá de entregar juntamente com o pedido.

Dependendo da instituição financeira que escolha, num crédito pessoal, é possível conseguir ter o dinheiro disponível em menos de uma semana. Claro que deve ter em conta que quanto maior for o montante solicitado, maior será a exigência e a minúcia na análise da especificidade de cada caso.

 

Mas quais são, então, os requisitos mínimos para obter aprovação de crédito pessoal?

 

  1. Ter mais de 18 anos de idade;
  2. Ter uma conta bancária em nome próprio;
  3. Ser um cidadão português ou ter uma autorização de residência permanente;
  4. Ter domicílio fiscal em Portugal;
  5. Estar empregado com contrato de trabalho com vínculo preferencialmente efetivo ou a prazo.
  6. Não ter incumprimentos ou incidentes bancários no Mapa de Responsabilidades de crédito do Banco de Portugal;
  7. Apresentar uma taxa de esforço inferior a 50%.

 

Se cumpre todos os requisitos listados acima para conseguir a aprovação de crédito pessoal, comece a pensar em todos os documentos que terá de entregar como prova de que cumpre, de facto, os requisitos. Aquando do pedido de crédito pessoal, ser-lhe-ão solicitados os seguintes documentos:

 

  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Autorização de Residência em Portugal e do Cartão de Contribuinte;
  • 3 Últimos recibos de ordenado;
  • IRS e Nota de liquidação de IRS do último ano disponível;
  • Comprovativo de morada (fatura da luz, da água ou das telecomunicações);
  • Comprovativo do IBAN, sendo que esta será a conta bancária utilizada para fazer os pagamentos da mensalidade do crédito (sistema de débito direto).

 

Se alguma vez se deparar com uma instituição que não lhe pede estes documentos para uma pré-aprovação de crédito pessoal, provavelmente está perante um caso de burla, já que não é possível um crédito ser aprovado sem estes documentos serem avaliados pela instituição bancária. Tenha sempre em mente que quando fizer um pedido de crédito pessoal, terá sempre de entregar estes comprovativos.

 

Contudo, importa também realçar que cada caso é um caso. Diferentes entidades bancárias podem solicitar documentos e informações adicionais, que não incorporamos na nossa lista, para diferentes montantes e diferentes financiamentos. Os requisitos e os comprovativos que apresentamos neste artigo dizem respeito aos aspetos que são comuns a todas as instituições, é preciso que saiba que podem existir pequenas variações.

 

A AMCO Crédito é o parceiro certo para o orientar neste processo. Tornamos todo o processo de aprovação de crédito pessoal mais simples e eficaz, oferecendo-lhe sempre as melhores soluções do mercado. Faça já a sua simulação e perceba qual a melhor opção de financiamento para si!

Subscreva a nossa newsletter